Não é novidade que a internet está inserida no nosso cotidiano. Pode-se dizer que todo cidadão hoje em dia possui conta de e-mail e perfil nas redes sociais. Estar conectado virou item de primeira necessidade. Um bom exemplo é que, ao entrarem num restaurante, antes mesmo da escolha do prato, o primeiro pedido de muitas pessoas é a senha do wi-fi.
O ciclo de mudanças constantes que a internet traz gera muitas oportunidades para o surgimento de novos empreendimentos munidos de agilidade e eficiência em um gigantesco mercado sedento por inovação. E independente do seu nicho, qualquer gestor moderno precisa estar ligado nas últimas tendências da tecnologia com a finalidade de administrar cada vez melhor seus recursos.
Em diversos segmentos, nada se faz atualmente sem o uso da internet. Os computadores que antigamente eram restritos às áreas administrativas, hoje avançam cada vez mais, até que a tecnologia monopolize os processos de uma empresa, por mais simples que seja a atividade. Em muitos casos, ela é quem determina o sucesso com o cliente.
As vantagens do uso inteligente da tecnologia no seu negócio
Redução de custos: através da otimização ou até automatização de processos.
Comunicação: através de e-mail e aplicativos de mensagens pode-se reduzir o tempo na troca de informações e colaborar para tomadas rápidas de decisão.
Automatização: como dito no primeiro item, ela está totalmente ligada com a redução de custos. A tecnologia pode, por exemplo, potencializar o gerenciamento de um estoque com o uso do código de barras, etiquetas inteligentes e WMS. Sensores que monitoram e administram o uso da energia automaticamente são outro exemplo de tecnologia que reduz custos e não depende diretamente de pessoas para o trabalho.
Quem não é visto não é lembrado!
A necessidade de estar conectado impacta nos negócios. O fato de o consumidor estar online 24 horas graças aos smartphones levou as empresas, que antes desenvolviam seus sistemas apenas para desktops e notebooks, precisarem se preocupar em ser responsivos. Ou seja, eles devem ser acessíveis nas plataformas mobiles pelos seus funcionários e clientes. Afinal a rapidez na resposta faz toda a diferença.
Se você tem um negócio físico estabelecido e não tem um site, crie! Ter presença na grande rede mundial é a base da sua relação com o cliente. Se ele vai a um buscador e não lhe encontra online, você perde a venda. Se a sua marca não está presente na internet, ela não existe. O consumidor não confia em empresas que não possuem páginas nas redes sociais.
O e-mail é outro item vital. E por favor, não use provedores gratuitos. Não ter um domínio da sua organização demonstra que você não tem presença na internet. O e-mail é uma das formas de contato mais utilizadas e importantes de marketing, economiza tempo e dinheiro.
É preciso se expor para atrair a atenção do seu público e transformá-lo em fã. Por isso, tenha uma boa estratégia de comunicação, pois se o seu conteúdo tiver qualidade você faz sucesso e é bastante comentado, você passa a ser uma autoridade no assunto. Os potenciais clientes veem você como alguém que sabe o que está falando e passam a confiar mais na sua marca.
Por fim, se tem algo que atrai o cliente é um bom preço. No entanto, tenha cuidado, pois não adianta investir em tecnologia e refletir o custo no valor final do produto ou serviço que você comercializa. A tecnologia que melhor se encaixa ao seu negócio é aquela que te torna competitivo.
Para ter as melhores dicas como esta em primeira mão, fique ligado aqui em nosso site e nas nossas redes sociais.